31.5.13

Só Quero Sopas e Descanso

As noites não têm sido fáceis. Acordo a sonhar com orelhas de ratos, laços, facturas, papéis, cupcakes, salgadinhos... Como vêm a informação de todas as minhas tarefas de ultimamente andam a revirar-me a cachimónia e quanto mais cansada estou, menos tenho dormido de noite. Preciso tanto de uma noite de repouso quase absoluto que hoje não há recortes ou planos de ementas para ninguém! Temos tempo, ou havemos de ganhar algum, hoje só quero a cabeça descansada, porque agitado já foi o meu dia que chegue. Agora queria era uma bela massagem nos pés, um banho quentinho e cama comigo!!!

O Poder da Mente

Vinha eu a descer a escada no trabalho, com os meus saltos de 13 cm e com os braços tão carregados que não tinha forma de me apoiar no corrimão. A coisa até vinha a correr bem até ao momento em que comecei a pensar "Não caias Telma. Telma não te atires pela escada abaixo.". Instântaneamente comecei a desiquilibrar-me e por pouco não me esfalfava escada abaixo. Não, a culpa não é de todo dos saltos, a culpa é da mente...

30.5.13

Parabéns a Você...



E parabéns à minha Mãe que fez hoje 50 anos! "Já entraste nos quentas minha Cota"!!!

29.5.13

A Pensar em Férias

Eu quero férias. Mas férias daquelas de estar espojada numa espreguiçadeira a apanhar sol, ou chuva conforme o humor de São Pedro, sem fazer absolutamente nada. Estirada sem sequer ter de levantar um dedo para pedir uma morangosca. O ideal era mesmo um resort daqueles com um bar no meio da piscina. (Suspiro!) O que eu não dava agora para enfiar-me num avião e partir para uma qualquer ilha paradisíaca... (Outro suspiro!) Cocktails um dia inteiro, fruta fresca para aconchegar o estômago, massagens ao pôr-do-sol... (Muitos suspiros!) Uma pequena mala só de fatos de banho e sandálias, nada de saltos altos, calças apertadas, correrias pela manhã... (Milhões de suspiros!) Sonhar não custa. Mas eu contento-me com pouco, qualquer momento em família a mim já me satisfaz. Milfontes, mesmo no campismo, vai ser óptimo e vamos adorar como sempre. Vão ser vários dias apenas entregues uns aos outros, 24 sobre 24 horas... Vai ser do tipo "ou morre ou fica doido". Praia, ar livre, gelados da "Da Pietro". (Biliões de suspiros!) Começo agora a chegar à conclusão que preciso mesmo é de férias, sejam elas onde forem e como forem. Uns dias sem qualquer rotina, sem correrias para chegar à escola e trabalho a horas, sem gritos para lavarem os dentes e deixarem de brincar com a água, sem pensar em lanches e quaisquer outras refeições, sem horários. O que mais me preocupa é o Francisco, ele é um miúdo de rotinas muito vincadas, se algo foge ao habitual ele fica um pouco descontrolado... E as férias conforme estamos habituados é em tudo o oposto do dia-a-dia a que ele está habituado. Já para a Carolina espero que a praia tenha o efeito do costume e que lhe abra o apetite, que pelo menos nesses dias não tenham de acontecer birras à mesa. E para que tudo corra bem, espero sinceramente é que o nosso querido São Pedro (leia-se a graxa), nos brinde com uns dias, e noites já agora, muito agradáveis para podermos aproveitar uns belos dias na nossa "casa de férias", que nos proporcione uns dias divertidos e memoráveis... Calor vá, entenda-se que espero uns belos dias com 28ºC, para que nos apeteça realmente entrar naquela água gélida e salgada!

Dança a 2

Se há algo que tenho pena de não ter concretizado no meus casamento é a abertura do baile dos noivos. Na minha festa até dançámos um bocado, mas não dançámos nenhuma, repito, nenhuma música juntos, quanto mais abrirmos o baile. Por isso, e já que está a começar a temporada dos casamentos, aqui vos deixo uma música, na minha opinião, perfeita para dar início ao baile.

28.5.13

O Meu Blogue

Ao longo do meu tempo cibernáutico tenho criado vários blogues. Cada um teve o seu auge em qualquer altura da minha vida, mas depressa perdi o interesse, cansei-me de actualizá-los. Muitas vezes me perguntei o porquê de tudo aquilo, sempre cheguei à mesma conclusão... Eu gosto de escrever, escrever é algo que me descontrai, que me faz bem. Os meus espaços servem também como um espaço onde posso desabafar e encontrar pessoas em quem me apoiar. Desta vez o meu blogue é um espelho da minha vida. Como Mamã babada que sou, gosto muito de gritar ao mundo o amor que tenho pelos meus rebentos, de partilhar todos os seus bons momentos, as suas gracinhas e conquistas, mas principalmente é uma forma de estar perto daqueles que estão longe. Temos muita família e amigos longe, que assim vão convivendo connosco e assistindo de camarote ao crescimento da nossa família... Que riem connosco, que choram connosco, mas que principalmente ficam felizes por tudo o que também nos faz feliz! Este espaço talvez mudará de nome um dia, talvez evolua para algo mais, talvez até me ausente um pouco porque nem sempre a vida ou até a disposição ajudam a estar por aqui regularmente, mas a verdade é que vou ficar por aqui durante muito tempo para gritar aos 4 ventos o quanto adoro a minha família, o quanto sou feliz pelos meus filhos. Por isso aos que vêm por bem, adoro-vos e fico feliz por estarem comigo, connosco. Aos que vêm por mal, não vos desejo nada, simplesmente nada, nem tenho mais nada a dizer-vos.

Adoro...

... Praia! Especialmente a Praia da Franquia em Vila Nova de Milfontes, a nossa casa todos os Verões!
... Campismo! Liberdade e essencialmente uma forma muito económica de passar umas belas férias e fugir à rotina!
... Malas XL! Ou XXL, ou XS, S, M, L... Adoro malas em geral, ponto final!
... Anéis XL! Pequenos ou fininhos só mesmo a aliança, que mesmo assim não é pequena. Gosto da forma como se destacam nas mãos, como abrilhantam um visual. Por vezes basta um anel para transformar um look!

27.5.13

Visita ao Sr. Doutor - Parte II

Ou melhor, visita à Sra. Doutora. Lá fui eu numa correria apanhar uma consulta de recurso para o Titão no Centro de Saúde. Como o hospital foi inaugurado há pouco tempo, as pessoas aproveitam qualquer motivo para ir lá, não estou a brincar, e eu não queria ir para lá "passar a noite". Sorte, apanhei a consulta nº 9, segundo o Segurança do centro as pessoas agora aproveitam para ir ao hospital novo... Quer dizer, já ouvi dizer que até tem um cabeleireiro e uma loja de artigos gourmet, mas não deixa de ser um hospital!!! Marquei a consulta, um calor horrível naquele centro, a abarrotar de velhotes que iam fazer o penso, mas lá me despachei, e é incrível a poupança do SNS: como o meu Filho é isento e não paga consulta, nem sequer teve direito à folhinha de comparência, que indica o nº da lista de espera e os seus dados, discriminação! Mas enquanto estava à espera da minha vez, recebi uma chamada da minha Mãe, um bocadito histérica, que não tinha roupa para vestir ao miúdo e "tu não queres levá-lo de babygrow de certeza". Claro que não quero, nunca vai assim a lado nenhum, muito menos para ir ao médico, ainda por cima com o calor que lá estava a criança ia destilar dentro da roupa. O chato é que se fosse abrir as gavetas que se destinam às roupas da Carolina e do Francisco na casa dos meus pais, encontraria de certeza muita roupa que eles pudessem vestir, já não sei quantas vezes revirei a casa toda à procura daquela peça xpto que lhes queria vestir e depois vou encontrá-las lá, naquelas gavetas, naquela casa onde eles não têm o que vestir, para onde vamos carregados quase todos os dias com uma mala de roupa!... Lá fui então a "voar" até casa, com prego a fundo no acelerador, buscar 3 mudas de roupa, sim sou prevenida, uma lancheira com iogurtes e um biberão de água, não fossemos ficar lá até ser noite, e lá fui novamente a acelerar até à minha Mãe, vesti-o (à 2ª tentiva, que a 1ª roupa que ele só vestiu uma vez já não lhe servia, vêm porque é que sou prevenida?!), lanchei e lá fomos nós abancar no CS. Sorte, a médica era despachada, os doentes não levaram catálogo de doenças e quando lá cheguei já ia no nº 3. Despachei-me num instante, ele foi muito bem atendido, a médica era muito atenciosa e o diagnóstico foi óptimo. "Não precisa de estar preocupada Mamã, os pulmões estão limpos, ele está bem, ou muito me engano ou isto é dos dentes". Aerossol só com soro até 2 vezes ao dia e volta e meia espetar-lhe 2 pingos do mesmo em cada narina, mesmo que ele se atire para o chão a espernear! E cá estamos, eu de cabeça e coração mais descansados e folgados, ele a esfregar tudo a que deita a mão nas gengivas e um rio de baba pelo peito a baixo. Ai como é bela a vida de uma Mãe! Acho que por este andar não chego aos 30!

Visita ao Sr. Doutor

E o Titão tem mesmo de ir visitar o sr. doutor. Pois é, um dia bem outro mal, não vou arriscar mais, tenho medo que os pulmões se comecem a ressentir. Sei que tem ali mais um dentinho para romper, mas pode até nem ser dentes e andamos nós a prolongar o assunto. Sinceramente, acho que tenho de ir à bruxa, há sempre alguém doente lá em casa, nunca estamos todos bem ao mesmo tempo. Já me estou a queixar outra vez, sei que há pessoas com problemas maiores do que as mazelas dos putos... Sim, mas são os meus putos, e é com eles que me devo preocupar, não querendo com isto dizer que não ajudarei os outros se assim me for possível, mas primeiro os meus. E a Carolina também começou a fazer diarreia esta manhã, não sei se foi só alguma coisa que não lhe assentou bem, se é outra virose marada que ande por aí... Lá vamos nós de charolas outra vez, maldição!!!

26.5.13

A Decoradora Nini

A Carolina a ver o Querido Mudei a Casa:
-Mamã (nesse exacto momento vi que ia pedinchar e não era pouco), não achas que o meu quarto é muito bebé? Eu já sou uma menina crescida!
- De bebé?! O teu quarto está muito bem e recomenda-se.
- Mas Mamã?
(Mau!)
- Quiéééé?
- Podíamos pintar tudo e comprar outra cama..

A criança não pode é ver estes programas, fica com ideias malucas! O quarto foi pintado há 1 ano (na semana dos anos dela), a cama é clean e adapta-se a qualquer ambiente, os textéis enquadram-se em meninas até os 12 anos à vontade... Mas o que é que ela quer?!?!?!?! Dar-me cabo da cachimónia, só pode... só pode!!!

Festa!!!

E num instante se planeia uma festa. Pois é, afinal lá vamos aturar 20 putos aos berros pela casa tal como o ano passado. Sim, parece assustador, mas na realidade aguentou-se muito bem, ainda para mais este ano não tenho um barrigão de 5 meses, e espero ter ajuda nos preparativos! Acho que o Maridão vai para de ler quando chegar a esta frase... Ahah! De Sevilhanas passámos para a Sininho e finalmente para a Minnie. Lá vou eu enjoar de orelhas e laços rosa às pintas. Vamos começar pelos convites (tudo trabalhos manuais), mas já tenho toda a temática pensada. "Mas não era mais fácil comprar uns convites já feitos, ou desenhar uma coisita em computador e ficava feito?!", perguntam vocês. Sim, era, bem mais fácil até, mas eu até gosto destas coisitas e pela minha Filhota, o mundo inteiro se eu tiver hipóteses. Nunca vou esquecer ela a agradecer o ano passado, porque adorou a festinha, que foi o mais simples que consegui... Não conseguia mais naquele estado e dadas as circunstâncias. Sim, e mesmo apesar da trabalheira vai sair mais económico fazer o mais que puder, o que neste momento é muito, muito importante.Não quero parecer tonta, mas ando muita entusiasmada com isto tudo, a planear ementas, listas de convidados, lembranças, a fazer contas a tudo isto. Só tenho pena de uma coisa, é que assim não vamos ao Jardim Zoológico,e já andamos há tantos anos a planear fazê-lo (tal como ir ao Badoca), era esta a oportunidade ideal e puff... Paciência, importa é que ela fique feliz e que tudo corra bem!

25.5.13

Mais um Sábado

Um belo dia de sol e calor, uns planos furados, o Titão adoentado e lá se foi mais um sábado... Mas não foi um dia perdido. Limaram-se arestas no que diz respeito a festas de aniversário, baptizados, férias... Ah férias! Já só faltam 3 semanas, 5 para irmos até à praia, se tudo correr bem. E depois de um dia complicado, só me apetece acabar a noite no sofá com a companhia de um belo filme... E as ressonadelas do Maridão, inevitáveis!

Maldita Greve Geral !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Como já antes referi aqui, este ano a Carolina queria uma festinha de anos na escola e pronto. Já estava eu com os pormenores todos organizados, sim sei que ainda faltam 3 semanas mas eu gosto de me preparar com antecedência, tudo pensado e planeado quando... Marcaram a greve geral para o dia de anos dela! Sim, com tantos dias disponíveis no calendário, acertaram na mouche e escolheram logo o 17 de Junho. Qual é o problema?! A Educadora dela faz sempre, sempre, sempre greve! E pela associação de ideias, quase de certeza fará outra vez nesse dia. Lá vai a festinha pelo cano abaixo. E agora?! Pois, não sei, só sei que não estava nada preparada para uma festa cá em casa e sinceramente acho que não o vou fazer. Talvez convidemos algumas amigas dela para um lanchinho no dia e fica o assunto arrumado. Olha que sinceramente, maldita greve... (sim venham lá os defensores das greves atirar-me pedras e lagartos)

24.5.13

Adoro...

... Unhas de Gel! Nada de desenhos muito extravagantes, uma coisa mais ou menos discreta e do tamanho certo, não é preciso ter uma unha de 1.80 metros... O melhor é aguentar as mãos arranjadas durante 4 ou 5 semanas, sem ter de andar sempre a pintar e a perder tempo!
... Saltos altos! Quer dizer, sapatos em geral, mas muitos saltos altos! Faz mal às costas, mas paciência, sinto-me bem!
... Fatos de banho! Já lá vão 2, tenho plena e perfeita consciência disso. Não me interessam as opiniões dos outros, só a minha e por isso é que me sinto bem melhor assim. E já lá vai o tempo da ditadura do bikini, agora existem modelos tão ou mais giros de fatos de banho!
... Coca-Cola! Digam o que disserem, que faz mal e rebebebeu, mas não há bebida que me saiba melhor que uma bela coca-cola fresquinha e com limão... seja em que ocasião for!

23.5.13

As Farrajolas do Titão

O Titão ontem esteve com uma pontinha de febre. Nada de muito grave, um pouco acima dos 38º, mas mesmo assim o suficiente para me deixar aflita. Supositório e carnes ao fresco a ver se ajudava a baixar sem ter de ir conhecer o novo hospital de Vila Franca. Hoje parece que não foi nada com ele... Tal como sempre aconteceu com a irmã, o nascer de cada dente vinha acompanhado de febre e uma suposta constipação medonha, o dente rompe e tudo desaparece. Thank God! Claro que não foi nada que lhe tirasse o apetite ou o sono, mas esteve ontem um bocado rabugento. Hoje está lindo e maravilhoso como sempre, com uma farrajola a mais, muita baba a mais, muitos sorrisos a mais! Lindo o meu Filhote!

21.5.13

Adoro...


... Ler! E como as finanças não permitem adquirir livros à bruta, abençoados sejam os e-books com que diariamente me delicio no tablet. Ler alimenta-me a alma, deixa-me bem disposta, dá-me felicidade e paz interior.
... Massagens! Além de me aliviarem as dores do reumático, aliviam o stress e ajudam a descontrair.
... Correr à chuva! Não sei explicar a sensação, mas simplesmente faz-me bem, dá-me um sentido de liberdade enorme.
... Ter a casa arrumada! Coisa que é cada vez mais rara, as crianças não facilitam e cada vez é mais difícil manter tudo organizado.

Sair com os Putos

Quando aparece um 2º filho, surge toda uma nova dinâmica na nossa vida. Nunca mais conseguimos sair de casa a horas, mesmo que a preparação comece com algumas 3 horas de antecedência, ao sair de casa há uma vontade de fazer xixi de um, um choro de fome do outro, uma mudança de fralda à pressão... E se há coisa que me irrita é que a Carolina (que já tem idade para colaborar), nem que se levantasse às 4h da manhã (ela entra às 9h na escola), conseguíamos sair de casa com calma e a tempo e horas. Ele é a birra porque tem sono, é a birra porque quer fazer cocó e não sai nada, é a birra que tem de fazer a baleia (um repuxo a bochechar quando lava os dentes), é a birra porque naquele preciso dia queria levar uma trança e não uma bandolete, a birra dos sapatos (ela quer uns e eu mando calçar outros), a birra que quer abotoar o bibe sozinho (se eu a deixasse começava a abotoá-lo à 2ª feira e só ia à escola na 6ª), a birra porque a mochila é pesada, a birra porque quer ir no carro branco e nós vamos no azul! Sim, tem mau acordar, sai à Mãe, mas de manhã é muito complicado gerir tudo e ainda chegar a horas à escola e ao trabalho... E depois ao fim-de-semana levanta-se muito cedo para andar a azucrinar-me a cabeça e não deixa mais ninguém descansar. Já o irmão acorda sempre bem disposto, com um sorriso de orelha a orelha... Mas também atrapalha as saídas de casa muitas vezes. Além de toda a panóplia de coisas dele que temos de levar mesmo para ir ali até ao virar da esquina, se há coisa que ele adora fazer é sujar a fralda mesmo quando estamos com um pé fora da porta. Ou então bolsar-se todo e ter que vestir-se de lavado! Sim, são muito diferentes estes meus filhos, mas neste aspecto são muito iguais. Estou mesmo a ver que daqui a uns meses estamos todos besuntados no carro a ligar o motor e começa ele a gritar "o meu boneco x ou y", tal e qual como a irmã! E falando em viagens. Excepto quando vamos de férias, ela adora manter-se acordada até quase chegarmos ao destino... E canta, conversa, chateia, canta, canta... Sim canta muito... E mal! Mas salve-se que quando vamos de férias ela adormece quando chegamos ao final da rua e só acorda quando entramos no parque de campismo. 230 km de puro sossego e descontracção! Mas acho que isso mudou. Só falta entrar também na fase do "Já chegámos? Já está quase? Falta muito?"... Aí acho que as férias passarão a ser pertinho, pertinho... Em casa, portanto!!!

20.5.13

"Usei isto no último ano?"

Quem é que nunca olhou para as suas coisas e viu que tinha tralhas a mais? De tempos a tempos faço limpezas gerais, leia-se deito muitas coisas fora, e parece que estou a precisar de fazê-lo novamente... E não são só as minhas coisas. Tirando o Francisco que ainda não tem idade para acumulações, todos os membros da famelga têm andado a guardar coisas a mais. E por mais que hajam m2 cá por casa para se guardar algumas coisas, começo a entrar em stress de ver tanta "porcaria". Desde roupas que guardamos, de há uns anos atrás e muitos kgs a menos, que nunca voltaremos a caber lá dentro, a sapatos, malas, brinquedos, papelada... Até móveis que pouco servem e que já não se enquadram em canto algum de qualquer divisão! Ai senhores, que bem precisamos de uma bela triagem. Vamos usar o método "Usei no último ano? 2 Anos vá!" Não?! Então fora, que para ocupar espaço e dar trabalho já temos muitas outras coisas, necessárias! Dá-se o caso de um dia mudarmos para uma casa mais pequena, além do trabalho a empacotar e mudar coisas que não valem a pena, também não teríamos espaço para tudo. E como já disse antes, recordações nada têm a ver com tralha, por isso mãos à obra!...

18.5.13

1 Mês... And counting!

Falta 1 mês e o presente já está escolhido. Além disso este ano não vão andar 20 miúdos aos gritos cá por casa, ela não quer festa. Escolheu antes levar um bolo para a escolinha, e em vez da festa vamos até ao Jardim Zoológico. Tenho pena, até porque gosto muito de lhe preparar as festinhas, apesar de toda a trabalheira que inevitavelmente cai só sobre mim, mas é de facto um boa solução levar o bolo para a escola e pronto já está... Fácil, barato, só não dá milhões!

3.5.13

Pai Natal x Fada dos Dentes

Ontem a Carolina chegou a casa muito triste. Parece que uma amiguinha da sala dela resolveu dizer-lhe que tanto a fada dos dentes como o pai natal não existem... Mas disse-o com tanta convicção que ela acreditou, ficou numa tristeza que só visto. Ela só tem (quase) 5 anos, por isso o pai natal é tão importante todos os anos, não sendo apenas materialista, mas o simples facto de "existir" um velhote que percorre o mundo a presentear as crianças, especialmente as que se portam bem, que chega já cansado cá a casa e bebe um copo de leite acompanhado de umas bolachitas, deixadas por ela com tanto carinho, enchem-lhe o imaginário e eu gostava que assim continuasse. É uma magia inofensiva mas tão especial para as crianças! E já para não falar que todos os dias, sistematicamente, se acomoda em frente ao espelho a "apalpar" todos os dentinhos à espera que um deles esteja quase a cair para colocar debaixo da almofada, para ganhar uma moeda da fada dos dentes! E sim, ela já estranhou toda aquela rotina de comprar as prendas, porque se o pai natal é que as traz porque é que somos nós a comprá-las?!, mas remediámos a coisa e dissemos-lhe que estávamos a ajudar o velhote e que assim ele nunca se enganaria nas prendas, depois mandávamos para a oficina, ele embrulha-as e vem deixá-las no dia certo. Não, não vai ser fácil manter a magia ao Francisco, porque estou certa que este ano já não enrolaremos a mais velha e como ela é desbroncada vai mantê-lo a par da verdade absoluta desde logo... Coitadinho, nunca vai saber o que é deixar um copo de leite e um prato de bolachas, para o Pai enfardar que nem um lorde a ver a Mãe embrulhar um monte de prendas até de madrugada!