9.12.12

Tradições Natalícias

Na minha família nunca tivemos tradições natalícias. Tirando o bacalhau da consoada (confeccionado de forma diferente todos os anos) e o perú no dia de natal (este último presença obrigatória da minha parte), nunca fomos pessoas de dar grande importância às "regras" desta quadra como outras famílias o fazem. Na casa dos meus Pais as prendas, quando estavam debaixo da árvore, coisa que cedo deixou de acontecer (ultimamente compravam-se e ofereciam-se bem antes da consoada), abriam-se bem cedo, o Pai Natal foi magia que cedo deixei de sentir, a árvore ultimamente até só era feita porque eu executava tal tarefa e nos meus últimos anos de solteira, após o jantar cada um ia à sua vida, não ficando obrigatoriamente a família reunida na mesma divisão da casa a confraternizar. Pois bem, desde que constituí a minha família, dou mais valor a esta quadra de magia e amor, talvez devido à chegada da Nini e agora do Tito, já que para as crianças não há época melhor que esta. Na nossa família montamos a árvore todos os anos, espalhamos luzes coloridas pela casa, entoamos canções de natal enquanto tratamos da decoração, planeamos as refeições com especial cuidado e carinho, escolhemos os presentes dos mais novos com especial atenção (sim, só mesmo para os mais novos que esta crise não permite larguezas), continuamos a alimentar a ideia de que o Pai Natal existe (e que todos os anos tem visitado o nosso lar) e fazemos questão de reunir a família durante estes dois lindos dias, permitindo que todos viremos crianças outra vez! E os netos ajudaram a que os meus Pais adquirissem um pouco de gosto por esta época do ano, que ao recordar os que já partiram se torna triste... O sorriso e alegria dos netos ajuda a ultrapassar tudo isso e une a família, que é realmente o que de melhor temos nesta vida, e não é mesmo isso que personifica o Natal?! Família, Paz e Amor!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário